História da Matemática


                                              A História da Matemática

O homem criou os números há muito tempo atrás, desde os antigos egípcios e babilônios. Nesta época, a matemática era usada para necessidades do cotidiano. Quando a necessidade de contar aumentou, as pessoas passaram a usar pilhas de pedras ou fazer nós em cordas. Para contar grandes quantidades, elas faziam agrupamentos.
 Os gregos a usavam como ciência e com as dificuldades relativas ao infinito eles se destacaram na geometria.
Os símbolos surgiram a partir das necessidades dos grandiosos estudiosos do Egito. Para OLIVEIRA (2003, p. 01), “(...) a criação dos símbolos foi um passo muito importante para o desenvolvimento da matemática. Na Pré–História, o homem juntava 3 bastões com 5 bastões para obter 8 bastões. Hoje sabemos representar está operação por meio de símbolos. 3+5=8.

“Em 641, com a guerra, os exércitos árabes, então empenhados na chamada guerra Santa, ocupam e destroem a cidade, e com ela todas as obras dos gregos. A ciência dos gregos entra em eclipse. Mas a cultura helênica era bem forte para sucumbir de um golpe; daí por diante a matemática entra num estado latente. Os árabes, na sua arremetida, conquistam a índia encontrando lá outro tipo de cultura matemática: a Álgebra e a Aritmética. Os hindus introduzem um símbolo completamente novo no sistema de numeração até então conhecido: o ZERO. Isto causa uma verdadeira revolução na “arte de calcular”. Dá-se inicio à propagação da cultura dos hindus por meio dos árabes. Estes levam à Europa os denominados “Algarismos arábicos”, de invenção dos hindus. (OLIVEIRA, 2003, p.02).”
A partir de então, a matemática começa a ter conhecimentos avançados e aperfeiçoados até o dia de hoje.






Nenhum comentário:

Postar um comentário