Plano de aula
Etapa: Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Série/Ano da turma: 2º e 3º ano.
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula.
1hora.
Tema da aula.
Adição e subtração por reagupamneto
Justificativa.
Por ser um jogo de estratégia, permite ao aluno exercitar a dedução, a observação e a antecipação.
Disciplina vinculada ao tema.
Matemática.
Objetivos pretendidos.
Observar os conhecimentos de adição e subtração de cada aluno;
Estimular o raciocínio rápido e objetivo;
Permitir a troca de conhecimentos entre os alunos através da estratégia de jogo de cada um;
Exercitar e aprimorar seus conhecimentos em adição e subtração.
Conteúdo.
Jogo da Velha com soma 10.
Situação didática.
Em dupla, a escolha pode ser feita por afinidade, por grau de dificuldade ou aleatoriamente, conforme pretensão dos objetivos a serem atingidos, utilizarão o tradicional Jogo da Velha para realizar a brincadeira, o modelo é o mesmo, mas utilizarão números de 0 a 9 ao invés de O e X. Em cada rodada um jogador começa o jogo, cada um utilizará um número de 0 a 9 sem repetí-los. Ganha o jogo aquele que, ao colocar um número, obtiver soma 10 em três casas sucessivas em qualquer sentido (horizontal, vertical ou diagonal). O jogo pode ser feito na hora da jogada, em papel de caderno mesmo, ou a professora pode trazer papéis já impressos com diversos já desenhados, ou ainda utilizar materiais recicláveis. Para facilitar a identificação de cada jogador, pode-se usar lápis de cor. Pode ser feita a contagem de vitórias, gerando assim, uma competição saudável com intuito puramente recreativo e educativo.
Recursos.
Folha de papel, lápis preto e ou de cor, lousa, giz e ou, bandeja de isopor, tampinhas de garrafa pet numeradas de 0 a 9, EVA, cola quente, pistola para cola quente.
Cronograma.
A brincadeira pode ser realizada em qualquer dia em que o professor deseje trabalhar com a matemática, 1hora é suficiente. Observe o interesse dos alunos em realizarem a brincadeira mais que uma vez por semana, isto pode ser um bom sinal para estimular o cérebro, ocasionando um melhor entendimento, conforme forem aprendendo outras operações vão acabar deixando de lado.
Avaliação.
Referências bibliográficas.
Livro Porta Aberta Matemática 2º ano (Marília Centurión, Júnia La Scala e Arnaldo Rodrigues).
Editora FTD S.A
Os desafios matemáticos podem ser vistos como um passatempo ou até mesmo uma brincadeira, dependendo de como são colocados para serem resolvidos.
Vamos encarar alguns deles.
Observação: a solução de cada um encontra-se no final.
Desafio 1. Se dois homens constroem juntos 1 muro em apenas 3 dias, quantos dias serão necessários para que 10 homens , trabalhando juntos, construam 5 muros?
Desafio 2. Em uma propriedade rural havia 50 bois e 100 vacas. Num dia de muita chuva, raios e trovões, o rebanho se refugiou embaixo de uma árvore. Houve, então, a “queda” de um raio, que acabou provocando a morte de 15 vacas. Esse fato deixou o fazendeiro muito triste, que no outro dia resolveu fazer a contagem de seu rebanho. Quantos bois restaram na fazenda após esse incidente?
Desafio 3. “Matemágica”. Descubra a idade e o número de pessoas da família de alguém:
Peça que um amigo pegue uma calculadora e siga as instruções que você irá dar.
1. Multiplique sua idade por 2.
2. Some 10 ao resultado.
3. Multiplique por 50.
4. Some o número de pessoas da família (pai, mãe, irmãos).
5. Subtraia 500.
Ele diz o resultado final e você diz a idade dele e quantas pessoas têm a sua família. A idade é o número formado pelos algarismos da milhar e da centena. O número de pessoas da família é formado pelos algarismos da dezena e da unidade.
Soluções:
Desafio 1: Acompanhe o raciocínio
homens
|
muro
|
dias
|
2
|
1
|
3
|
10
|
5
|
?
|
Se todas as duplas começarem o trabalho no mesmo momento, cada uma concluirá o seu respectivo muro ao final de 3 dias, pois 2 homens gastam 3 dias para construir um muro, e como as duplas começaram juntas, terminarão juntas. Ou seja, 10 homens levam 3 dias para construir 5 muros.
Desafio 2. Esse desafio foca a atenção na leitura e interpretação dos dados. Observe que na propriedade havia 50 bois e 100 vacas. No dia do incidente morreram 15 vacas. A questão a ser respondida é: ”Quantos bois restaram após o incidente?” Note que nenhum boi morreu. Apenas vacas. Portanto, restaram os 50 bois que haviam inicialmente.
Desafio 3. Esse desafio é uma “brincadeira” para ser feita com colegas ou familiares. É necessário o uso de uma calculadora para realizar os cálculos com rapidez.
Suponha que a idade de seu colega seja 12 anos:
12 x 2 = 24
24 + 10 = 34
34 x 50 = 1700
Suponhamos que a família dele seja composta por 5 pessoas:
1700 + 5 = 1705
1705 – 500 =1205
Através do número 1205 concluímos que sua idade é 12 anos e que em sua família há 05 pessoas.
Por Marcelo Rigonatto
Matemático
Equipe Escola Kids
Por Marcelo Rigonatto
Matemático
Equipe Escola Kids
Referência Bibliográfica:
A História da Ciência e, em particular, a História da Matemática, constitui um dos capítulos mais interessantes do conhecimento. Permite compreender a origem das idéias que deram forma à nossa cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento: enxergar os homens que criaram essas idéias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram.
ResponderExcluirAssim, esta história é um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da própria matemática. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque, no fundo, ele sempre era algo natural no seu momento. Permite também estabelecer conexões com a história, a filosofia, a geografia e várias outras manifestações da cultura.
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