quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Construindo operações

Nosso cotidiano está rodeado de números, muitas vezes não percebemos e nem nos damos conta de que eles estão em nosso dia a dia facilitando nossa vida.
 
 
Relacionamos 20 situações em que as operações matemáticas são utilizadas:

1) calculadora

2) controle remoto

3) placas de trânsito

4) receitas

5) canais de tv

6) placa de carro

7) placa de rua

8) linha de ônibus

9) cartas

10) cep

11) número de casa

12) agenda telefônica

13) calendário

14) página de livros

15) relógio

16) cupom de notas fiscais

17) propaganda

18) fatura de cartão de crédito

19) jogos da quina, sena, etc.

20) teclado de computador

Elaboramos uma atividade para mostrar como podemos auxiliar uma criança na conquista deste conceito numérico de maneira com que ela nem se dê conta de que está usando a matemática. Por si, ela vai, aos poucos, construindo estas noções numéricas e tornando seu uso um hábito diário e cotidiano.
Essa atividade destina-se ao 2° ano do ensino fundamental regular.

Objetivos:
  •  Situar a criança no tempo e espaço;
  • Permitir que a criança estabeleça a relação sobre o tempo (horas/ dia).
Materiais utilizados (situações escolhidas):
Calendário e relógios (analógico e digital).
Situação Didática:
    Em primeiro lugar, vamos esclarecer a criança que um dia possui 24 horas, que 12 destas horas correspondem ao dia (quando está claro) e 12 à noite (quando está escuro, hora de dormir).
    Utilizando os dois modelos de relógio, sendo um o analógico e o outro digital, orientaremos a criança em relação aos números ali presentes e como acontece o processo de troca de números entre eles, ou seja, para que cada minuto, identificado pelo ponteiro maior no modelo analógico passe, é necessário terem passados 60 segundos, ou seja, contar até 60, e para que o ponteiro menor, que indica as horas mude de posição são necessários que o ponteiro maior tenha percorrido 60 minutos, ou 60 vezes os 60 segundos (correspondentes a 3.600 segundos), para que isto ocorra o ponteiro dos minutos percorreu todo o relógio, dando uma volta completa do número 12 até retornar a ele novamente. Embora a criança nesta idade, talvez ainda não tenha noção de multiplicação, usaremos a soma para explicar a ela que quando o ponteiro dos minutos atinge um número passaram-se 5 minutos, uma vez que os relógios analógicos identificam apenas números de 1 a 12. Já no relógio digital, o formato de horas é de 24, o que corresponde a exatamente a quantidade de horas que compõem 1(um) dia. Este modelo de relógio permite que a criança visualize cada mudança de minuto e de horas, uma vez que também mostra a contagem dos segundos, sendo que, desta forma, quando o relógio indica 00:00, corresponde a um novo dia que acabará quando ele indicar 23:59, mas como em nosso cotidiano, nos deparamos mais com o modelo analógico, faz-se necessário que a criança tenha um entendimento de que para que o dia de hoje passe a ser o dia de amanhã, o ponteiro das horas percorreu duas voltas completas. Com o calendário ao lado da criança, mostraremos esta passagem do dia através das horas indicadas no relógio.
   
Podemos fazer uma simulação utilizando um relógio de brinquedo onde a criança mudará com os dedos os minutos e horas fazendo o dia passar e alcançar o próximo dia, cada dia que passar ela poderá circular no calendário e assim vai percebendo como os dias vão se passando.



O texto abaixo esclarece o andamento e o desenvolvimento da atividade realizada.

                                                                   Dia a Dia

Mediante a proposta aplicada com a criança Nicolli Karoline, idade 7 anos estuda no 2° ano do ensino fundamental I, percebi um pouco de dificuldades no primeiro momento quando utilizei o relógio analógico, mais quando utilizei o relógio digital e fiz a mesma experiência o seu comportamento mudou um pouco, ela conseguiu fazer a atividade proposta sem restrições, é claro que fez algumas perguntas como, por exemplo, porque que é dia e de repente vira a noite e ela dorme e quando acorda está claro novamente. Respondi que quando a noite chega nosso corpo precisa descansar para recebermos o novo dia com disposição e darmos continuidade às atividades do trabalho e da escola, por exemplo.

Sendo assim ela fez toda a atividade e no final desenhou um relógio, dizendo que logo sua mãe compraria um para ela ver as horas e esperar a data do seu aniversário. Observando essas palavras pude perceber que ela já estava fazendo relação entre uma coisa e outra.
 
 
 
 Curiosidade: Nomeamos o nome do texto como DIA A DIA, pois a intenção era mostrar para a criança como um dia vai e outro vem e que isto acontece todos os dias dia a dia de acordo com o passar do tempo (horas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário